top of page

DILEMAS: REFLEXÕES aceita em fluxo contínuo contribuições de cientistas sociais com titulação mínima de mestre (casos excepcionais serão avaliados)  e relativos às temáticas alicerces de DILEMAS: REVISTAS DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL. Os textos devem ser inéditos e se já tiverem sido apresentados publicamente (como em palestras, seminários ou congressos), isso deve ser discriminado em nota. As contribuições devem ter, no máximo, 5 (cinco) páginas A4, com margens todas iguais de 2,5cm, e texto em tipologia Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a duas por página, conter apenas comentários estritamente necessários ao texto e serem localizadas no final do documento. Os textos não precisam apresentar resumo ou lista de referências bibliográficas (mais a respeito adiante)

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail: dilemas.reflexoes@gmail.com

 

Os textos serão avaliados pelos editores da seção e de DILEMAS, não havendo avaliação por pares em modelo double blind. Por conveniência, pode-se submeter um resumo de dez linhas, como proposta, e, após sua aprovação, submeter-se o texto definitivo.  A aprovação do texto final para publicação, entretanto, ainda estará submetida a avaliação. Embora as contribuições não tenham o compromisso com o formato do artigo científico, espera-se dele respeito aos padrões do pensamento e do debate acadêmicos de alto nível, seguindo sua linguagem e seu rigor.

 

As versões finais dos textos devem trazer anexadas uma imagem horizontal (em formato JPG, com pelo menos 72dpi de qualidade) para ilustrá-las, com o objetivo de tornar a publicação mais adequada ao universo digital. Se não for possível oferecer uma imagem, os editores tomarão a liberdade de ilustrar o texto.

 

Ao final do documento, deve-se incluir um mini CV, conforme o seguinte formato:

 

AUTOR (e-mail) é [cargos, do mais importante para o mais secundário e com instituições por extenso (sigla entre parênteses, acompanhada da cidade, salvo quando ela estiver explícita no nome da mesma, e do país, mesmo sendo o Brasil)]. É [formação, do nível mais elevado ao mais baixo, incluindo graduação].

 

DILEMAS REFLEXÕES privilegia os seguintes formatos, que discriminará na publicação e tratará como gêneros de texto:

 

Ensaio: digressão analítica e/ou teórica especulativa.

 

Intervenção: análise sobre temas atuais, de conteúdo opinativo, “no calor da hora” dos acontecimentos.

 

Relato: registro de campo em que sejam partilhadas experiências de pesquisa.

 

Rodapé: notas de complementação a trabalhos já publicados, ampliando ou aprofundando pontos deixados de lado em versões circulantes.

Padrões de formatação:

 

Citações: não são obrigatórias, mas se forem feitas, devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto. Se excederem esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10 (dez) pts, com recuo de 1 (um) cm à esquerda e entrelinha simples. No corpo do texto, devem vir discriminadas como tradicionalmente, no formato (AUTOR, ANO, p. [paginação]).

 

Imagens: devem figurar no corpo do texto, mas devem ser igualmente enviadas em arquivos separados como documento suplementar, preferentemente no formato JPEG (com 72 dpi de resolução). Se forem usados gráficos e/ou tabelas, os mesmos, além de incorporar o corpo do texto, devem vir acompanhados dos arquivos de imagem que a eles correspondam (estes com 300dpi de resolução) e, se possível, das planilhas que lhes deram origem.

 

Não é obrigatório haver uma lista final de referências, mas sugerimos que as contribuições tragam como seção final o item Recomendações de Leitura, segundo os seguintes formatos:

 

Livros:

 

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO.

 

Ex.: CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. Direito legal e insulto moral: Dilemas da cidadania no Brasil, Quebec e EUA. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Núcleo de Antropologia Política, 2002.

 

Capítulos de livros:

 

SOBRENOME, Nome. "Título do capítulo: Subtítulo". In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (orgs). Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO, pp. página inicial-página final.

 

Ex.: APPADURAI, Arjun. "The Cultural Biography of Things: Commoditization as Process". In: The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986, pp. 64-91.

 

Artigos em periódicos:

 

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo: Subtítulo”. Título do periódico em negrito, v. N, n. N, pp. página inicial-página final, ANO.

 

Ex.: MISSE, Michel. “Violência e teoria social”. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, pp. 45-63, 2016.

 

Dissertações:

 

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação em negrito: Subtítulo. Dissertação (Mestrado em X), Universidade, Cidade, ANO.

 

Ex.: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Mercados metropolitanos de trabalho manual e marginalidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1971.

 

Teses:

 

SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: Subtítulo. Tese (Doutorado em X), Universidade, Cidade, ANO.

 

Ex.: TEIXEIRA, Cesar Pinheiro. A teia do bandido: Um estudo sociológico sobre bandidos, policiais, evangélicos e agentes sociais. Tese (Doutorado em Sociologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

 

Artigos ou matérias em jornais e revistas:

 

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Cidade, ano. N, n. N, dia mês ano, Seção, pp. página inicial-página final.

 

Ex.: OTTA, Lu Aiko. "Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos". O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

 

Artigos ou matérias em jornais e revistas em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Seção, dia mês ano. Disponível em: endereço. Acesso: dia mês. ano.

 

Ex.: EXTRA. "Isso não é normal". Extra, Guerra do Rio, 16 ago. 2017. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-policia/guerra-do-rio/isso-nao-normal-21711104.html. Acesso: 06 mai. 2019.

Declaração de Direito Autoral:

 

Autores mantêm os direitos autorais e concedem a DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade:

 

Os nomes e endereços informados nesta seção serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Âncora 1
Âncora 2
bottom of page